China confirma novo caso de gripe das aves em seres humanos

Foi diagnosticada a infecção com o vírus H5N1 a uma menina de 10 anos do sul da China, confirmou o Governo do país asiático, que regista, com este, quatro casos de gripe das aves em humanos.

De acordo com a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, que cita o ministério da Saúde, a criança vive numa localidade da região de Guangxi e tem febre e pneumonia desde 23 de Novembro, estando a receber tratamento de emergência.

A agência avança ainda que as pessoas que mantiveram contacto próximo com a menina estão sob observação médica, apesar de nenhuma delas apresentar sintomas preocupantes.

No mês passado, duas mulheres da província de Anhui, no leste do país, morreram com a doença, depois de terem estado em contacto com aves domésticas doentes.

Um menino de 9 anos, da pronvíncia central de Hunan, também adoeceu, mas conseguiu recuperar e já teve alta hospitalar.

A estirpe H5N1 da gripe das aves matou pelo menos 69 pessoas na Ásia, desde 2003.

Os especialistas têm lançado avisos sobre uma possível mutação do vírus que permita o contágio entre seres humanos, dando origem a uma pandemia.

A China lançou uma forte campanha para lutar contra os surtos da doença em aves domésticas, devido ao risco destas poderem potenciar o seu aparecimento em humanos.

Desde 19 de Outubro, as autoridades chinesas registaram 25 casos de gripe das aves em aves de capoeira e vacinaram várias dezenas de milhões de galinhas, patos e gansos, como forma de precaução.

A Xinhua revelou ainda que o departamento de saúde de Guangxi e o ministério da Saúde enviaram especialistas para a região “para dirigir e coordenar a prevenção da doença e controlar a área”.

A origem do vírus está sob investigação, pois não foi identificada qualquer ave com a doença no condado de Ziyuan, de onde é natural a menina.

Fonte: Público

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …