China: Autoridades confirmam nona vítima mortal humana da gripe das aves

As autoridades chinesas confirmaram a nona morte no país devido à gripe das aves, um homem de 32 anos da província meridional de Guangdong, que faz fronteira com Macau, refere hoje a agência noticiosa oficial chinesa Nova China.

Segundo informações do ministério da Agricultura chinês, este é o primeiro caso conhecido em Guangdong de H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus que causa a gripe das aves, diz a Nova China.

Sábado, as autoridades já tinham admitido suspeitas de que a morte do indivíduo, que frequentou vários mercados de aves de capoeira, teria sido causada pela gripe das aves.

Segundo o governo de Guangdong, o indivíduo, que morreu quinta-feira, após ter evidenciado sintomas de febre e pneumonia, esteve muito tempo em contacto com talhos de aves por estar a fazer uma pesquisa no mercado da capital de província, Cantão.

A Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong, que faz fronteira com Guangdong, proibiu a importação de aves de capoeira, enquanto o governo da RAE de Macau agendou para hoje uma reunião de emergência sobre a questão.

Esta última morte na China eleva para 95 o número total mortes causadas pela gripe das aves desde 2003, todas na Ásia, à excepção de quatro na Turquia e duas no Iraque.

Das 14 vítimas humanas de gripe das aves conhecidas na China, nove morreram.

Um grupo de peritos da Organização Mundial de Saúde, que anunciou na semana passada que “o mundo está mais perto de outra pandemia de influenza do que em qualquer outra altura desde 1968”, inicia hoje uma reunião em Genebra para definir formas rápidas e eficazes para combater a propagação do H5N1.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …