China Alarga Importação de Carne Brasileira a Mais Empresas

O governo chinês aumentou, de 13 para 18, o número de empresas brasileiras autorizadas a exportar carne bovina e de aves para a China, anunciou ontem uma fonte oficial citada pela agência Macauhub.

“Até o início deste ano, as exportações brasileiras de carnes para a China eram realizadas por meio de licenças de importações temporárias”, salientou o director da secretaria de Relações Internacionais do Ministério brasileiro citado pela Macauhub.

Odilson Ribeiro disse que, com as autorizações oficiais concedidas pelo governo chinês, essas empresas brasileiras estão agora “permanentemente autorizadas a exportar para a China”.

O Ministério brasileiro da Agricultura adiantou igualmente que o governo chinês estuda conceder autorizações para que outros 16 frigoríficos brasileiros iniciem exportações de carnes para a China.

No ano passado, a China importou 86 milhões de dólares de carnes brasileiras, um aumento de 109 por cento em relação a 2004, segundo dados oficiais.

No ano passado, as exportações brasileiras totais de carne de frango aumentaram 35 por cento para 3,5 mil milhões de dólares, face a 2004, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango (ABEF).

Tratou-se do maior valor de sempre, resultado da exportação de 2,846 milhões de toneladas de carne de frango, um aumento de 15 por cento em volume, em relação a 2004.

Actualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de carne bovina, com exportações de 2,4 milhões de toneladas em 2005, num total de 3,15 mil milhões de dólares.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …