Chá verde ajuda a atrasar progressão do cancro da boca

Um novo estudo, publicado na revista “Cancer Prevention Research”, vem reforçar as provas de que o chá verde tem um efeito protector contra o cancro da boca.

Investigadores da University of Texas, nos EUA, administraram, durante três meses, extracto de chá verde a 41 voluntários com lesões pré-malignas na boca. Os pacientes foram divididos em três grupos: um recebeu uma dose de 500 miligramas por metro quadrado (mg/m2), outro 750 ou 1.000 mg/m2 e o grupo de controlo tomou apenas um placebo. O extracto foi administrado por via oral.

No estudo foi constatado que 59% dos que tomaram a dose mais alta de extracto de chá verde mostraram uma resposta clínica – definida como uma redução de, pelo menos, 50% do diâmetro total das lesões. Por seu turno, apenas 18% dos que tomaram o placebo manifestaram uma resposta idêntica.

Durante o período de acompanhamento, de quase 28 meses, quinze pessoas desenvolveram cancro oral. As pessoas que tomaram extracto de chá verde e os que não tomaram o extracto tiveram a mesma probabilidade de desenvolver cancro. Contudo, nos que tinham uma displasia (lesão celular) entre leve a moderada, o desenvolvimento celular anormal iniciou-se mais tarde no grupo de participantes que tomou chá verde.

Para o autor do estudo, Vassiliki Papadimitrakopoulo, as descobertas são promissoras, mas trata-se apenas de um estudo de fase 2 “com um número muito limitado de pacientes que tomaram o equivalente a oito ou dez chávenas de chá verde todos os dias.

Não podemos proclamar com segurança os benefícios preventivos a partir de um ensaio deste tamanho.”

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …