Chá pode atingir o preço mais elevado de sempre

O preço do chá pode atingir este ano o valor mais elevado de sempre devido às interrupções na produção do Quénia, alertou a Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO).

O preço do chá tem acompanhado a tendência de subida de outros alimentos, tendo registado uma subida de 6,5 por cento, em 2007, para 1,95 dólares por quilograma, o que corresponde ao nível mais elevado desde 2002, noticia o Jornal de Negócios.

Os valores médios do chá «deverão subir ainda mais e atingir níveis recorde em 2008», em reflexo de uma redução de 10 por cento da produção do Quénia, o maior exportador de chá preto, onde os preços disparam devido às tensões sociais e políticas que se vivem naquele país, desde Dezembro passado, e também ao tempo seco que se faz sentir na região.

No Sri Lanka, o segundo maior produtor mundial, na China e na Índia, o preço praticado é mais baixo, no entanto, tem havido um crescente desequilíbrio entre a oferta e a procura devido ao aumento desta última, na China, Médio Oriente e Norte de África.

O consumo mundial de chá atingiu os 3,64 milhões de quilos, em 2006, o que contrasta com a produção de 3,6 milhões de quilos.

Fonte: JN e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …