Cerejas aceleram recuperação muscular depois do exercício

Estudo publicado no “Medicine & Science in Sports & Exercise”

As cerejas ácidas podem ajudar os atletas a acelerar a recuperação muscular após uma sessão de treino intenso, de acordo com os resultados de um estudo publicado no “Medicine & Science in Sports & Exercise”.

Para o estudo, investigadores da London South Bank University, no Reino Unido, analisaram um pequeno grupo de dez atletas que receberam uma onça (28 gramas) de um suplemento antioxidante baseado em sumo de cereja ácida, durante uma semana, duas vezes por dia, antes e dois dias depois de um treino intenso.

A recuperação dos atletas depois de tomarem este suplemento foi significativamente mais rápida, em comparação com aqueles que tomam outros produtos sem o mesmo teor de fitonutrientes presentes no sumo de cereja. De facto, 90% dos atletas recuperaram a força muscular após 24 horas, em comparação com apenas 85% dos que não tomaram sumo de cereja, uma diferença, considerada pelos cientistas como “significativa e que pode afectar o desempenho de um atleta.”

Deste modo, os investigadores sugerem que os suplementos de antioxidantes destas frutas podem reduzir o dano oxidativo para os músculos, permitindo uma recuperação mais rápida. Os cientistas atribuem estes benefícios aos compostos antioxidantes da fruta vermelha, chamados antocianinas, também responsáveis pela cor vermelha brilhante das cerejas.

Segundo a nutricionista autora do estudo, Bazilian Wendy,”as cerejas são um super-alimento” que se torna um “complemento perfeito” depois de um treino. Além dos benefícios na recuperação muscular, o estudo também sugere que as cerejas podem afectar a inflamação associada a doenças cardíacas e à artrite.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …