Cereais: Consumidores «mal habituados» na última década

O ministro da Agricultura disse ontem que os consumidores portugueses foram «mal habituados» na última década, em que os preços dos cereais se mantiveram estáveis apesar dos sucessivos aumentos dos factores de produção.

Comentando o aumento do preço de bens essenciais, como o pão, atribuído à subida dos cereais, devido à elevada procura nos mercados mundiais, Jaime Silva, que ontem se reuniu com produtores de cereais do Ribatejo e Oeste, frisou que os preços são livres e que os aumentos se devem mais aos intermediários.

Também o presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho (ANPROMIS) lamentou que os cereais sejam o «bode expiatório» do aumento dos preços de bens alimentares, assegurando que o trigo só pesa «dois a três por cento» no preço do pão.

Luís Vasconcelos e Sousa, porta-voz dos produtores de cereais da região do Ribatejo e Oeste que pmtem se reuniram com o ministro da Agricultura, na Herdade do Zambujeiro, em Santo Estêvão, em Benavente, reconheceu que o sector está a viver, pela primeira vez, um «bom ciclo», mas rejeitou que o preço dos cereais possam ser a origem do encarecimento de bens como o pão.

«Neste momento, o preço da matéria-prima serve de bode expiatório para aumentar tudo», afirmou, frisando que o impacto de factores como a distribuição, os aditivos e o preço do petróleo é muito maior.

Vasconcelos e Sousa lamentou que a reunião com o ministro da Agricultura, não tenha acontecido antes da definição dos instrumentos de apoio ao sector.

Jaime Silva saudou a vontade de investir que encontrou entre os produtores da região mais produtiva do país, frisando os apoios que vão ser dados nomeadamente ao regadio, uma prioridade para tornar a agricultura portuguesa mais competitiva, e registando o interesse em aumentar a capacidade de armazenamento.

Vasconcelos e Sousa lamentou que os instrumentos de apoio no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) não estejam ainda em vigor, tendo o ministro, segundo disse, apontado o início das candidaturas para daqui a seis meses.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …