Centenas de peixes apareceram mortos no rio Arunca

Centenas de peixes apareceram mortos nos últimos dias no rio Arunca, perto de Pombal, devido à falta de caudal do curso de água e a um acidente na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

A informação foi esta terça-feira revelada pelo vereador do Ambiente do município, Micael António, que em declarações à Agência Lusa explicou que o «rio apresenta um caudal diminuto», reduzindo «muito além do desejável» o oxigénio necessário à sobrevivência dos peixes.
Além da falta de água, na quinta-feira, um curto-circuito danificou o sistema informático das estações elevatórias da ETAR de Pombal, que «fizeram despejos» para o rio, acrescentou Micael António.

Esta situação já foi resolvida pelos serviços da autarquia, que ainda foram chamados para recolher alguns peixes no rio, estando a ser criado um sistema de monitorização online da ETAR para evitar novos acidentes do género.

Considerando o sucedido «um caso isolado», Micael António mostrou-se, no entanto, preocupado com a qualidade do ecossistema ribeirinho do Arunca durante os meses de Verão, já que o caudal da represa que serve a cidade «já está a menos de metade» do que é habitual no final do Verão.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …