CE mantém preços das importações de frutas e hortícolas de Marrocos

A Comissão Europeia (CE) decidiu por manter os preços de importação de frutas e hortícolas procedentes de Marrocos, reconhecendo que as discussões com aquele país são «muito sensíveis», pela proximidade com Espanha.

A comissária europeia da Agricultura, Mariann Fischer Boel, considera essencial apostar na manutenção dos preços fixados para as importações do mercado comunitário de frutas e hortícolas originários de Marrocos, como explicou durante o conselho informal de Agricultura da União Europeia (UE).

Na ocasião a responsável recordou que o caso da negociação com Marrocos, actualmente bloqueada, é um dos principais pontos de discussão entre europeus e marroquinos no calendário de exportação de tomate para o mercado europeu, assim como as quotas permitidas para envio.

Tradicionalmente, as negociações entre a UE e Marrocos provocam alguma inquietação por parte dos produtores espanhóis, nomeadamente os agricultores da Andaluzia, Múrcia e Canárias, tendo em conta que a importação de frutas e hortícolas marroquinas supõem uma competição forte e vista como «desleal» pelo sector daquelas regiões.

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …