CE faz de Portugal exemplo do que não fazer na adesão à Zona Euro

A Comissão Europeia publicou o artigo “Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro”, no qual aponta os erros que o país cometeu após a adesão à Zona Euro.

O documento, publicado sob forma de aviso aos membros que ainda não aderiram ao euro, é da autoria da Direcção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, sistematizando os erros portugueses desde 1999, que causaram a recessão de 2002 e um período de baixas taxas de crescimento, de perda de competitividade, de défices excessivos e elevadas taxas de endividamento das famílias.

De acordo com o Público, o executivo comunitário entende que a primeira de cinco lições a aprender com o caso do nosso país é que a resposta a um forte crescimento da procura interna deve ser acompanhado de uma política orçamental restritiva.

Outras lições passam pelo controlo do crescimento dos salários, particularmente no caso de um decréscimo da taxa de desemprego, e pelo aperto da supervisão dos mercados financeiros, de forma a incentivar uma política de crédito responsável.

Fonte: Público

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …