Casa do Douro Garante que Queda de Granizo Vai Prejudicar Viticultores

A Casa do Douro asseverou que todos os viticultores dos concelhos de Alijó, São João da Pesqueira, Sabrosa e Tabuaço vão subtrair ganhos aos rendimentos previstos para este ano, depois da queda de granizo em Junho passado.

No entanto, se na altura se estimavam prejuízos da ordem dos 90 por cento, hoje o cenário é diferente. Os tratamentos aplicados à base de cálcio e outros produtos cicatrizantes terão contribuído para atenuar as perdas dos produtores.

Mesmo assim, de acordo com o presidente da Casa do Douro, os viticultores «requerem compensação por parte do Governo, à semelhança do que aconteceu em Murça». Em qualquer caso, as vindimas, que se iniciam em Setembro, vão ser mais demoradas e dispendiosas.

Manuel António Santos explicou que o granizo rachou muitos bagos, que acabaram por secar, e, para que o vinho tenha qualidade, é necessário separar esses bagos. «A videira é uma planta excepcional que recuperou em muitos locais, mas os cachos não recuperaram».

«As partes secas dos cachos não dão vinho e é preciso tirá-las; já se vê o que vai resultar daí». O responsável adivinha prejuízos graves, particularmente em 2500 hectares de São João da Pesqueira e Alijó. No total, a Região Demarcada do Douro pode ter perdido dez mil pipas de vinho.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …