Café e exercício físico protegem de Cancro da Pele

Um estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy os Sciences” revela que beber uma ou duas chávenas de café por dia em conjunto com a prática de exercício físico pode ajudar a prevenir o Cancro da Pele.

A investigação, desenvolvida por um grupo de cientistas da Rutgers University, nos EUA, chegou à conclusão que o consumo de cafeína em conjunto com o exercício regular conduz à apoptose das células pré-cancerígenas. «Em estudos anteriores descobrimos que tanto o exercício como a cafeína inibiam as radiações ultra-violetas que provocam Cancro da Pele em ratinhos. Contudo, agora descobrimos que a combinação dos dois funciona melhor ainda», refere o líder da investigação, Allan Conney.

Conney explica que tanto a cafeína como o exercício parecem ajudar a prevenir os danos provocados pelos raios ultravioletas. Contudo, «não sabemos realmente como isso acontece», acrescenta. O estudo envolveu quatro grupos de roedores.

A um grupo foi dado diariamente café, equivalente a duas taças nos humanos. Outro grupo correu diariamente numa roda. O terceiro grupo bebeu café e fez exercício. E, finalmente, o quarto grupo serviu de controlo, não tendo nem bebido café, nem feito exercício. Os quatro grupos foram submetidos a radiações que danificam as células.

Todos sofreram de danificações na saúde da pele, mas o grupo com a actividade combinada demonstrou uma maior resistência e combate aos malefícios das radiações.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …