Café aumenta esperança de vida das mulheres

O consumo regular de café poderá ajudar a prolongar a vida, pelo menos das mulheres, segundo um estudo publicado na revista “Annals of Internal Medicine”.

O estudo defende que a ingestão de café ajuda a evitar doenças cardíacas, mas uma das suas autoras, Ester López García, do Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Escola de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid, ressalva ser necessário aprofundar esta tese com outras investigações.

“O consumo de café não foi associado a um maior risco de mortalidade em homens e mulheres de meia-idade. Necessita-se uma maior investigação acerca da possibilidade de um benefício modesto do consumo de café no que se refere a doenças cardíacas, cancro e outras causas de morte”, sublinha López García.

Entre 1980 e 2004, os autores do estudo recolheram dados junto de 84.214 mulheres e 41.736 homens, que não apresentavam problemas oncológicos ou cardíacos, e aos quais foi perguntado sobre com que frequência tomavam café e fumavam e qual o seu estado de saúde.

As mulheres que bebiam diariamente duas ou três chávenas de café apresentaram um risco 25% menor de manifestarem doenças cardíacas. Quanto aos homens, não houve associação entre o consumo e o maior ou menor risco destas doenças.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …