Café após fast food eleva níveis de açúcar no sangue em 65%

As refeições de «fast-food» já são pouco saudáveis por terem muita gordura e açúcar, mas quando se ingere café após essa refeição, os efeitos nocivos desses alimentos aumentam.

Investigadores canadianos descobriram que o nível de açúcar no sangue de uma pessoa normal aumenta muito quando ela come refeições com elevado teor de gordura. Se ela tomar café após essa refeição, o seu nível de açúcar pode ficar tão elevado quanto o de uma pessoa em risco de desenvolver diabetes.

Para a experiência do estudo, desenvolvido na Universidade de Guelp, a equipa pediu a homens saudáveis que ingerissem uma mistura de lipidos que continha um grama de gordura para cada quilo que os homens pesavam. Seis horas após a ingestão desse cocktail, os homens tomaram uma bebida rica em açúcar.

Ao analisarem os participantes após a experiência, os cientistas viram que os níveis de açúcar no sangue dos homens que tomaram o cocktail estavam 32% mais alto do que o dos homens do grupo controle.

Numa segunda experiência, os homens ingeriram dois copos de café cinco horas após o cocktail de lipidos para depois então tomarem a bebida rica em açúcar. Os níveis de açúcar dos homens que participaram deste teste aumentaram em 65%.

Os investigadores descobriram que refeições com elevado teor de gordura afectam a capacidade do corpo de «limpar» o açúcar do sangue. A hiperglicemia pode causar diversas doenças, como a retinopatia e a neuropatia. Para evitar esse mal a pessoa deve aconselhar-se com o seu médico, seguir uma dieta equilibrada e fazer exercício físico regularmente.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …