Cacau baixa a pressão arterial, tabaco e café previnem a doença de Parkinson

Foram publicados, ontem, dois estudos científicos segundo os quais o consumo de alimentos com muito cacau baixa a pressão arterial e a cafeína e tabaco constituem formas de prevenção contra a doença de Parkinson.

O estudo do Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, constatou os efeitos benéficos para a pressão arterial do chocolate, depois da análise de dez experiências anteriormente publicadas precisamente sobre este tema.

Cinco dos estudos analisados comprovaram que os consumidores de cacau apresentam, em média, uma pressão sistólica mais baixa em 4,7 milímetros de mercúrio e uma pressão diastólica mais baixa em 2,8 milímetros de mercúrio. Os estudos dedicados ao consumo de chá indicaram que não há relação entre as infusões e a pressão arterial.

Apesar destas conclusões, os cientistas alemães ressalvam que os seus resultados não devem ser interpretados como recomendações para um maior consumo de chocolate, uma vez que a maioria dos produtos que o contêm são ricos em gorduras e açúcares que não exercem impactes benéficos na saúde.

O Centro de Distúrbios Motores do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, determinou, por seu turno, que os fumadores e consumidores de café têm menos probabilidade de vir a desenvolver a doença de Parkinson. Este estudo indica que a doença pode surgir tanto devido a factores genéticos como factores ambientais.

À semelhança dos cientistas alemães, os responsáveis por este estudo reconheceram os riscos inerentes ao tabagismo e ao consumo de café, pelo que não recomendam estes produtos na prevenção da doença de Parkinson.

A doença de Parkinson é, conforme define o Público, «uma doença degenerativa do sistema nervoso acompanhada por tremores de braços e pernas, rigidez dos músculos e lentidão dos movimentos».

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …