Brasil: Colheita de cereais aumenta 12% e atinge recorde histórico

A colheita de cereais no Brasil deverá aumentar este ano 11,8 por cento relativamente a 2006, atingindo um recorde histórico de 130,7 milhões de toneladas, informou ontem fonte oficial.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a colheita recorde é resultado da maior produção de vegetais destinados ao fabrico de biocombustíveis, como soja, milho e cana-de-açúcar.

A produção agrícola de 2007 vai superar a colheita de anos anteriores, inclusive a de 2003 (123,6 milhões de toneladas), até então a maior da história brasileira, salientou o IBGE. O IBGE sublinhou que, apesar do recorde de produção, a área cultivada aumentará apenas 0,2 por cento este ano para 45,6 milhões de hectares, face a 2006.

A colheita de soja, grão utilizado para a produção de biodiesel, ascenderá este ano a 56,9 milhões de toneladas, um aumento de 8,6 por cento em relação a 2006. Segundo o IBGE, a colheita de cana-de-açúcar este ano ascenderá a 491 milhões de toneladas, um aumento de 7,9 por cento face ao ano passado.

A área destinada às plantações de cana-de-açúcar, principal matéria-prima do etanol brasileiro, aumentou cerca de sete por cento este ano. “Observa-se actualmente uma forte tendência de aumento da área para futuras colheitas de cana devido ao interesse crescente na obtenção de etanol”, salientou o IBGE num comunicado.

Apesar de o Brasil não produzir etanol a partir do milho, o produto registou um aumento de preço no mercado internacional porque é a principal matéria-prima utilizada pelos Estados Unidos para fabricar biocombustível.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …