Brasil: Agro-pecuária representou 93% do saldo comercial positivo de 2006

O sector agro-pecuário do Brasil representou, no ano passado, 93 por cento do saldo positivo da balança comercial do país, conforme dados oficiais do Ministério da Agricultura.

As exportações de produtos manufacturados, como automóveis ou aviões, aumentaram, mas foi a agro-pecuária a principal responsável pelos 46 mil milhões de dólares de saldo positivo da balança comercial. Este foi o melhor resultado de sempre do Brasil, com exportações recorde de 137,5 milhões de dólares face a 91,4 mil milhões de dólares em importações.

Deste total, as exportações de produtos agro-pecuários renderam 49,9 mil milhões de dólares, ou seja, 36 por cento do total das vendas externas. Em termos de importações, o sector gastou 6,7 mil milhões de dólares, o equivalente a apenas 7,3 por cento das compras externas, noticia a Associação Nacional de Industriais de Lacticínios.

As exportações agrícolas conheceram, em 2006, um aumento de 13,4 por cento em relação ao ano anterior, apesar da desvalorização do dólar face ao real, o que diminuiu a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional, conforme explicou o ministro da Agricultura brasileiro, Luiz Carlos Guedes.

Em relação ao comércio entre o Brasil e Portugal, as transacções subiram 42,2 por cento em comparação com 2005, ascendendo a 1773 milhões de dólares. Este é o maior valor jamais registado no comércio entre os dois países.

O Brasil comprou produtos portugueses no valor de 312,6 milhões de dólares, ou seja, mais 34,5 por cento do que em 2005, e vendeu mais 43,9 por cento de produtos agrícolas, chegando aos 1460 milhões de dólares.

Fonte: Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …