Boas perspectivas para o mercado lácteo alemão

No ano de 2006 e durante os cinco primeiros meses de 2007, os produtores alemães entregaras grandes quantidades de leite às empresas de lacticínios. Apesar da seca registada no Verão de 2006, as quotas foram esgotadas quase a cem por cento. O preço do leite diminuíu na campanha de 2006/07 en 0,005 euros por quilo, situando-se num valor médio de 0,27 euros/kg. Além disso, os produtores receberam o prémio aos produtos lácteos no valor de 0,035 euros por quilo, refere os dados da associação da indústria láctea alemã, a MIV.

No início de 2007, devido à boa situação da procura, o preço do leite cru sofreu um incremento. Para o ano em curso, a MIV espera que o preço do leite se possa vir a situar entre os 30 e os 31 cêntimos, o que significará que, no final do ano, os rendimentos da actividade leiteira possas atingir níveis bastante mais elevados do que o que se verificou nos anos anteriores.

Na Alemanha e na União Europeia foram surgindo novas capacidades instaladas de produção de queijo, para as quais se tornam necessárias grandes quantidades de matéria prima que, em consequência, não estão disponíveis para a produção de leite em pó ou de manteiga. De acordo com a MIV, a Alemanha é, actualmente, o maior produtor de queijo na Europa, destinando-se à sua produção mais de metade do leite recolhido na Alemanha. Contudo, as cotações do queijo não têm vindo a evoluir, pelo que uma grande parte do leite produzido na Alemanha ainda não pode beneficiar dos elevados preços do mercado. Segundo a MIV, um dos maiores grupos industriais da Alemanha está a tentar aumentar os preços de venda do seu queijo em cerca de 0,70 euros por quilo.

Durante as últimas semanas, as grandes empresas europeias conseguiram acordar com a distribuição importantes aumentos de preços. De acordo com a MIV, os aumentos situam-se, para o leite de consumo, entre 6 e 7 cêntimos por litro, enquanto em relação a outros produtos as negociações continuam a realizar-se. A situação favorável dos preços deverá manter-se, pelo menos até ao próximo Outono.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …