Benefícios do chá verde aumentam quando adicionado a ácido ascórbico e açúcar

Vários estudos têm apontado múltiplos benefícios da ingestão do chá verde. Num trabalho recente, investigadores norte-americanos referem que os efeitos positivos podem ser reforçados se ao chá for adicionado ácido ascórbico (vitamina C) e açúcar. O estudo foi publicado na revista “Food Research International”.

Num estudo realizado em animais, investigadores da Purdue University, nos EUA, usaram um modelo digestivo adaptado com células intestinais humanas para verificar de que modo a presença de vitamina C no chá poderia aumentar a absorção das catequinas.

As catequinas são polifenóis que têm uma forte acção antioxidante e que estão presentes em vários alimentos, tais como o chá verde ou o cacau. Estudos anteriores já demonstraram a acção deste antioxidante em várias doenças, nomeadamente em problemas cardíacos, AVC, cancro e diabetes.

Neste estudo, liderado por Mario Ferruzzi, verificou-se que a adição de ácido ascórbico e sacarose ao chá aumentava em três vezes a quantidade de catequinas absorvidas na corrente sanguínea.

Os cientistas destacam também a importância do desenvolvimento do modelo digestivo que permitiu esta descoberta, que, segundo eles, é de baixo custo e ajudará a prosseguir os estudos na área.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …