Beber café reduz em 27% o risco de AVC

Beber café de forma regular parece reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC), indica um estudo recente apresentado na conferência anual da American Stroke Association.

Esta informação não é totalmente nova mas tem importância dado confirmar estudos anteriores.

Neste estudo, liderado pela investigadora Yangmei Li, epidemiologista da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, foram avaliados 23 mil homens e mulheres, que foram acompanhados durante dois anos.

Segundo nota enviada à imprensa pela autora do estudo, “o consumo de café referido pelos mesmos pacientes apresentava uma relação inversa com o risco de AVC”.

Em geral, as pessoas que relataram consumir qualquer quantidade de café tinham um risco de ter um AVC 27% menor que o dos que nunca consumiam a bebida.

“Esta associação manteve-se quando foram considerados outros factores, como sexo, idade, classe social, nível educativo, tabagismo, consumo de álcool, consumo de chá, actividade física, níveis de vitamina C no plasma e diabetes”, afirmou a investigadora, acrescentando que a redução do risco também foi “independente do tipo de café que se consumia, com cafeína, descafeinado, instantâneo ou moído”.

No entanto, beber mais café não foi associado a uma maior redução do risco de AVC.

Estudos anteriores já tinham associado o consumo de café a um menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2, um factor de risco importante para o AVC, e a um menor risco de desenvolvimento de doença cardíaca. Contudo, a maioria destes estudos foram realizados de forma pouco rigorosa.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …