Azeite: COPA-COGECA Pede Não Abertura de Contigente de Importação e Manutenção das Tarifas Aduaneira

O COPA-COGECA, organismo que agrupa as associações e cooperativas agrícolas da União Europeia e da qual a CONFAGRI faz parte, enviou uma carta para pedir à Comissão Europeia que não suprima as tarifas aduaneiras nem abra um contingente para a importação de azeite.

O organismo considera, segundo diz o Infoagro, que as existências do ano passado, as importações da Tunísia e a abertura de um contingente precipitaria o desmoronamento dos preços. Além disso, o COPA-COGECA recorda que a legislação europeia já contempla uma medida específica, o Tráfico de Melhoramento Activo, que permite à indústria comunitária abastecer-se de azeites procedentes de países terceiros caso a elaboração de azeite a partir de azeitonas comunitárias não seja suficiente.

Como tal, o organismo solicita à União Europeia que não abra um contingente de importação para o azeite nem suprima as tarifas aduaneiras. Na carta enviada à Comissão, explica que estas medidas não se justificam e poderão originar consequências negativas para o mercado do azeite. O COPA-COGECA pede a Bruxelas prudência e que espere pelo final da campanha, para dispor de dados e de estimativas fiáveis do mercado comunitário de azeite.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …