ASAE apreende 180 toneladas de congelados

A ASAE apreendeu cerca de 180 toneladas de peixe e produtos congelados, em operações em vários pontos do país. Em Lisboa foram encontrados alimentos com prazos de validade expirados há mais de cinco anos

Num armazém frigorífico, em Lisboa, foram apreendidas 58 toneladas de produtos congelados, entre eles, peixe, pizzas, batatas fritas e fruta congelada.

“É pescado que está há muito tempo armazenado, encontra-se bastante desidratado e não está em condições de ser introduzido no circuito comercial”, explicou o director nacional de Operações da ASAE, Pedro Picciochi.

Apesar de não estar em condições, o mais certo é que estes produtos acabassem por ser vendidos ao público.

“Tudo aponta nesse sentido. Não temos nenhuma indicação de que este produto não se destinasse a ser introduzido no circuito comercial”, confirmou Pedro Picciochi.

A maioria dos produtos encontra-se queimada pelo frio e não faltam exemplos de alimentos fora do prazo de validade. Existem lulas que deviam ter sido consumidas até Julho de 2002.

No armazém em causa, estão guardados produtos de seis agentes económicos, a quem foram instaurados seis processos-crime e um de contra-ordenação.

Os produtos serão sujeitos a exames de perícia por um médico veterinário. Só depois, se decide se serão destruídos ou transformados em farinha.

Esta operação da ASAE começou há um mês e pode ainda levar a mais apreensões.

As acções repetiram-se, um pouco por todo o país. No total, foram apreendidas cerca de 180 toneladas de peixe e produtos congelados.

Em Peniche, foram apreendidas 40 toneladas de sardinha. Em Sesimbra, a ASAE apreendeu 18 toneladas de pescado congelado e 20, em Ferreiras, perto de Albufeira. Também no Algarve, em Vilamoura, foram detectadas 40 toneladas de peixe sem documentação.

Fonte: Sic Online

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …