Alemanha: Epidemia de salmonelas já matou oito pessoas

Uma epidemia de salmonelas em Fulda, perto de Frankfurt, na Alemanha, causou oito mortos nos últimos dias, depois de infectar, desde finais de Abril, mais de 200 pessoas, e continua a alastrar, segundo as autoridades sanitárias.

A epidemia está centrada numa clínica pública e num lar de terceira idade que funciona em anexo, e entre cujos utentes e pessoal se registaram todas as vítimas mortais.

O Ministério Público local já iniciou investigações, mas a origem da epidemia continuava por esclarecer.

Depois de inspeccionada a cozinha da clínica, que serve também o lar de terceira idade, não foram encontrados vestígios de salmonelas.

Apesar disso, a direcção da clínica mandou encerrar temporariamente a cozinha, como medida de precaução.

Os pacientes e os idosos estão, entretanto, a ser abastecidos com refeições adquiridas a um fornecedor externo.

Os pacientes que contraíram a infecção com salmonelas, por sua vez, foram colocados em duas enfermarias isoladas.

As salmonelas foram descobertas em finais do Século XIX pelo bacteriologista norte-americano Daniel E. Salmon, que está também na origem do nome desta bactéria.

A nível mundial, são conhecidas cerca de duas mil espécies de salmonelas, mas só 120 provocam doenças infecciosas em seres humanos ou animais.

Estas infecções são quase sempre transmitidas através de alimentos, e muitas vezes devido a más condições de higiene nas cozinhas.

Os principais veículos de transmissão das salmonelas são a carne de frango, a carne de vaca ou de porco, os ovos e os derivados do leite.

As suas bactérias transmitem-se muito rapidamente a partir de uma temperatura de sete graus centígrados, e por isso recomenda-se aos consumidores que guardem os alimentos no frigorífico logo após a respectiva compra.

É igualmente recomendado cozinhar bem a carne ou os ovos, porque as baterias das salmonelas só são eliminadas a partir dos 70 graus centígrados.

Os sintomas das infecções com salmonelas, regra geral ligeiros, mas que também podem ser graves, manifestam-se por dores de barriga, febre, diarreia e vómitos.

As infecções com salmonelas são particularmente perigosas para crianças e pessoas idosas, mais debilitadas fisicamente.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …