Agrival aposta na promoção do melão casca de carvalho e outros produtos tradicionais

A promoção dos produtos tradicionais do Vale do Sousa, nomeadamente do melão “casca de carvalho”, é uma das apostas da Feira Agrícola do Vale do Sousa (Agrival), que se realiza há 28 anos em Penafiel, disse à Lusa fonte da organização.

Adolfo Amílcar, vereador na Câmara de Penafiel e principal responsável pela organização da feira, salientou como principal objectivo do certame, que decorre de 18 a 26 de Agosto, “o reforço do movimento associativo na região do Vale do Sousa” e simultaneamente a “promoção e a valorização dos produtos tradicionais”.

Além do melão “casca de carvalho”, cuja Confraria recém-criada terá em Penafiel, a 24 de Agosto, os primeiros actos públicos – o chamado “1º capítulo” e a entronização de várias personalidades locais e regionais – a Agrival tem vindo também a promover, nos últimos anos e através de concursos entre os produtores, a broa de milho, a cebola e o gado bovino.

“Nos últimos quatro anos, fruto da promoção que a feira faz desses produtos, tem vindo a aumentar o número de produtores, que se sentem também bastante motivados para melhorar a qualidade”, referiu o responsável da feira.

“No melão “casca de carvalho” – acrescentou – temos cada vez mais produtores na região, empenhados em produzir cada vez melhor, de modo a atingirem elevados índices de qualidade”.

Adolfo Amílcar reiterou que a feira do Vale do Sousa é hoje um dos principais certames realizados no Norte “pela importância crescente que tem vindo a registar no segmento agrícola profissional, pela satisfação dos seus expositores e devido ao cada vez maior número de visitantes”.

São esperados cerca de 300 expositores, distribuídos pelos 24 mil metros quadrados do parque de exposições, sendo seis mil metros quadrados de área coberta.

O programa comporta ainda provas de vinhos verdes, concurso nacional de saltos de cavalo e um concurso de canídeos da raça podengo.

A gastronomia nacional estará representada por dez restaurantes, um por cada região portuguesa.

Com uma matriz “acentuadamente agrícola”, a 28ª edição da Agrival deverá receber mais de 110 mil visitantes – o recorde foi estabelecido em 2006 com 116 mil entradas – durante os nove dias do certame, muitos deles atraídos por um recheado cartaz de vedetas televisivas.

Figuras como Mikael Carreira, na noite inaugural, André Sardet, D’Zrt, Quim Barreiros, entre outros, preenchem o cartaz recreativo da feira, que funciona com dois palcos simultâneos, proporcionando aos visitantes ritmos musicais diversificados em todas as noites.

No segundo palco está prevista a passagem de ranchos folclóricos, cantares ao desafio, concursos de karaoke e uma noite para as crianças, com palhaços, aves amestradas e malabaristas.

O intercâmbio entre as regiões do Vale do Sousa e da Galiza volta a ser acentuado, sendo dedicado um dia da feira à região galega, iniciativa que tem beneficiado da deslocação de algumas dezenas de espanhóis.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …