Açores: Governo aconselha produtores de leite a prepararem liberalização do regime de quotas

O secretário regional da Agricultura e Florestas aconselhou ontem os produtores de leite açorianos a prepararem-se para a anunciada liberalização do regime de quotas leiteiras.

Falando no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate do Programa do Governo, Noé Rodrigues garantiu que o Governo Regional vai continuar a «defender o regime de quotas», a nível nacional e comunitário, mas admitiu que o seu desmantelamento em 2015 é um processo quase irreversível.

«O bom senso aconselha que nos preparemos para a hipótese de liberalização», advertiu o Noé Rodrigues, adiantando que é necessário avançar com medidas que permitam «reforçar os níveis de competitividade que a liberalização previsivelmente acentuará».

Apesar de reconhecer que a decisão da União Europeia (UE) de acabar com o regime de quotas leiteiras «introduz um factor de grande instabilidade» no sector, Noé Rodrigues lançou o repto aos agricultores açorianos para que concentrem «maiores esforços e recursos» na diminuição dos custos das explorações agrícolas.

A realização de novos resgates leiteiros, a reestruturação das pastagens, o ordenamento agrário e a formação e qualificação profissional, são outros investimentos essenciais nesta fase, no entender do secretário regional.

As advertências do secretário regional da Agricultura sobre o regime de quotas leiteiras não mereceram grandes comentários por parte dos partidos com assento parlamentar.

António Ventura, da bancada do PSD, lamentou que o Governo socialista não tenha conseguido cumprir muitas das promessas feitas nos últimos anos, como a construção do Centro do Leite e dos Lacticínios ou a manutenção do regime de quotas nos Açores.

Também o deputado Luís Silveira, da bancada do CDS/PP, lembrou que apesar de todos os investimentos efectuados pelos governos socialistas nas ilhas nos últimos três mandatos, o preço do leite pago ao produtor mantém-se igual ao de «há 12 anos atrás».

Criticas que mereceram uma resposta rápida por parte da bancada maioritária do PS, que pela voz do deputado Luís Paulo Alves, lembrou a evolução positiva do sector nos últimos anos, argumentando que foi o Governo Socialista que tirou a Agricultura do «precipício» em que se encontrava em 96, quando, pela primeira vez, chegou ao Governo.

Fonte: Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …