A última etapa regional do concurso Chefe Cozinheiro do Ano decide-se amanhã no Estoril

Na recta final do mais importante evento realizado em Portugal para profissionais de cozinha, os participantes terão a difícil tarefa de agradar a um júri cada vez mais exigente. Esta edição é de aniversário e, entre outras novidades, conta pela primeira vez com a presença de um especialista da JohnsonDiversey em segurança alimentar para avaliar a prestação dos concorrentes nesta matéria. Que vença o melhor.

1 de Outubro de 2009.- A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi o palco escolhido para receber a terceira e última etapa regional deste que é o maior evento realizado em Portugal para profissionais de Cozinha.
Após a eleição dos três melhores cozinheiros da região de Lisboa, serão divulgados também os nomes dos seis concorrentes que irão disputar a final nacional e lutar pelo título de Chefe Cozinheiro do Ano.

A última etapa regional conta com a participação de Bruno Neves (Hotel Ritz Four Seasons), Michael Webster-Saraiva (Hotel Quinta da Marinha), Nuno Barros (Restaurante 2780 Taberna), Patrick Lefeuvre (Hotel Ritz Four Seasons), Pedro Sequeira (Restaurante Panorama) e Ricardo Simões (Restaurante Panorama).

A prova terá início às 9:00 e uma duração de três horas. Neste período, os participantes terão de preparar um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.

A decisão do júri dependerá de um conjunto de critérios que são avaliados do ponto de vista técnico e ao nível da degustação das receitas. No âmbito da examinação técnica, a principal novidade reside na inclusão, pela primeira vez na história do concurso, de um especialista em segurança alimentar entre os membros do júri. Na qualidade de Júri Consultivo do evento, Juan Barros, reforça a exigência sempre presente em termos de higiene e segurança alimentar e examinará o desempenho dos concorrentes e o cumprimento das correctas práticas de higiene no decorrer das provas.

Os seis finalistas apurados para a final que se realizará no dia 18 de Novembro, nas instalações da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal(ACPP) em Lisboa, receberão um curso de Higiene e Segurança Alimentar oferecido pela JohnsonDiversey. O vencedor do concurso receberá um estágio de um mês num dos mais prestigiados restaurantes do mundo – o Noma, de René Redzepi, em Copenhaga.

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …