880 litros de azeite apreendidos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 880 litros de azeite, por falta de condições, no âmbito de uma operação de fiscalização junto de embaladores e armazenistas em todo o país.

Segundo anunciou este organismo, na mesma acção foi encerrada. uma unidade de embalamento do produto e instaurados ainda 21 autos de contra-ordenação a industriais do sector.

Esta intervenção da ASAE foi efectuada terça-feira, com o objectivo de determinar as condições higieno-sanitárias no embalamento do azeite, incluindo lagares.

Em comunicado, a ASAE adianta que a «Operação Azeite» pretendeu também verificar a qualidade e a genuinidade do produto – a granel e em pré-embalados – nas unidades fiscalizadas.

«Foram inspeccionados 47 distribuidores e embaladores de azeite de Norte a Sul do país, tendo-se registado uma taxa de incumprimento de 45 por cento», especifica o documento.

As principais infracções detectadas foram falta de sistema de auto-controlo de géneros alimentícios, deficiências na aplicação do mesmo, falta de menções obrigatórias na rotulagem, de licenciamento e de formação em higiene alimentar, assim como deficientes condições

técnico-funcionais e higieno-sanitárias.

As regiões onde se verificaram maiores índices de infracções foram o Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Fonte: Expresso

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …