Crianças portuguesas alimentam-se mal

As crianças em Portugal estão a alimentar-se mal, comendo, por exemplo, mais pão do que fruta e, por isso, estão cada vez mais obesas, revela um estudo agora conhecido. Um estudo em 2008 agora revelado demonstra que as crianças com idades entre os seis e os nove anos estão longe de respeitar as regras básicas de uma boa alimentação.

Os investigadores admitem que é uma espécie de inversão completa da roda dos alimentos que se aprende na escola. «Quando olhamos para estes resultados ficamos um pouco assustados e percebemos claramente onde está a justificação da prevalência da obesidade» entre os mais novos, disse Ana Rito, investigadora do Instituto Nacional de Saúde e responsável em Portugal pelo estudo europeu sobre obesidade infantil da Organização Mundial de Saúde.

Este estudo, conseguido com inquéritos aos pais de quase 4000 crianças dos seis aos nove anos, revela que os alimentos que deviam ser comidos menos vezes estão no topo da lista. Pelo contrário, são muito poucos os pais que dizem que os filhos comem pão, fruta, sopa, leite meio gordo ou hortaliças mais do que quatro vezes por semana.

Fonte: Anil

Veja também

Beber água previne pedras nos rins

A ingestão de água é um factor de prevenção do desenvolvimento de pedras nos rins, …